terça-feira, setembro 21, 2004

DOM DUARTE DE BRAGANÇA FARÁ UMA INTERVENÇÃO ACERCA DE CABINDA

No próximo dia 23, a História, cultura, imigração e direitos humanos de Cabinda, serão debatidos em Lisboa.

Do contexto histórico à situação actual, Cabinda será discutida em Lisboa, no próximo dia 23, num «workshop» promovido pela Associação Tratado de Simulambuco (ATS) – Casa de Cabinda de Portugal. O encontro vai decorrer na Sociedade de Geografia (SG), junto ao Coliseu dos Recreios.

A sessão de abertura será da responsabilidade de Fernando Nobre, presidente da secção portuguesa da Assistência Médica Internacional (AMI) e da assembleia-geral da ATS. O alto-comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, padre Vaz Pinto, e o responsável pela SG, Aires de Barros, também participam no início formal dos trabalhos.

O general Themudo Barata, o último Governador português em Cabinda, será homenageado a título póstumo e o Duque de Bragança e Chefe da Casa Real Portuguesa, D. Duarte Pio, fará uma intervenção.

«História de Cabinda e Identidade do seu Povo» é o tema de um debate que será moderado pelo deputado português Anacoreta Correia, do Partido Popular (CDS/PP) , tendo como principal participante o padre Jorge Casimiro Congo. Já o painel «Imigração, Liberdade e Direitos Humanos» terá a intervenção de Rafael Marques, representante da «Open Society», em Angola, e a moderação de Manuel Monteiro, presidente do Partido Nova Democracia (PND).

Durante a tarde, haverá três diferentes painéis. «Cultura e Desenvolvimento de Cabinda no contexto Africano» será protagonizado por Adriano Moreira (CDS/PP) e Justino Pinto de Andrade, tendo a moderação de Maria Antónia Palla. Seguir-se-á a conferência «Sucessão e Direitos dos Povos», com Ana Margarida Barros e moderação de Pinto Machado. As organizações não-governamentais (ONG’s) e a ajuda humanitária será o tema da última conferência, com o deputado europeu José Ribeiro e Castro (CDS/PP) e a moderação de Gonçalo da Câmara Pereira.

Aos debates, juntam-se uma exposição de artesanato e fotografia e a apresentação do livro «Cavaleiros do Maiombe», da autoria de António Inácio Correia Nogueira.

fonte: www.ibinda.com

Sem comentários: