segunda-feira, outubro 25, 2004

Carlos I o Imperador da Paz

No dia 3 de Outubro, o Papa João Paulo II beatificou o último imperador e rei austro-húngaro Carlos I. Forçado ao exílio na Madeira, o imperador veio a falecer no Funchal, tendo ficado sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Monte.

Para dar a conhecer a vida e compreender a notável figura do imperador Carlos, Dom Duarte de Bragança escreveu o prólogo e lançou no Funchal, em 13 de Outubro, o livro Carlos I o Imperador da Paz (Editora Diel). Na sessão estiveram presentes o Presidente da Câmara do Funchal e a vereadora da Cultura.

O livro narra a trajectória do imperador desde a sua infância, cobrindo a carreira militar, os estudos jurídicos em Praga, a sucessão a Francisco José, o casamento com Zita de Bourbon Parma. São também abordados os derradeiros anos do seu império, nas vertentes militar, social, e política. Em anexo é reproduzida correspondência oficial das autoridades portuguesas acerca das condições de exílio a que esteve sujeita a família imperial. Dado o grande interesse manifestado pela obra, já foi necessária uma reimpressão. Mais informações em www.dielnet.com

Sem comentários: