quinta-feira, março 03, 2005

EUA - O Supremo Tribunal de Justiça declarou inconstitucional a sentença de morte a menores de 18 anos

WASHINGTON, quarta-feira, 2 de março de 2005.

A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos aplaudiu a sentença do Supremo Tribunal de Justiça desse país, que esta terça-feira declarou inconstitucional a sentença de morte a menores de 18 anos.

A decisão, aprovada com cinco votos a favor e quatro contra, anula as sentenças de morte ditadas contra 72 condenados actualmente presos nas prisões do país. Estas sentenças eram aplicadas em 19 Estados.

A Conferência Episcopal, que há 25 anos está fazendo apelos para acabar com a pena de morte, «sente-se muito alentada pelo fato de que o Tribunal Supremo tenha reconhecido que executar menores é de fato algo cruel», afirma um comunicado.

O texto, firmado pelo bispo Nicholas DiMarzio, presidente da Comissão de Política Interior do episcopado americano, considera que «esta sentença confirma a posição mantida por uma corrente transversal de denominações religiosas, grupos de defesa de menores e de organizações legais e médicas».

«Enquanto seguimos trabalhando por opor-nos a todo uso da pena capital pelo que faz contra a vida humana», afirma o comunicado episcopal, alegramo-nos ao ver que o Tribunal Supremo confirmou que «os critérios de decência evoluíram e que os Estados Unidos se uniram ao restante do mundo ao proscrever as execuções daqueles menores que cometem crimes», afirmou Dom DiMarzio.

fonte: www.zenit.org

Sem comentários: