sábado, abril 23, 2005

Parábola dos trabalhadores da vinha

Porque o Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha. Depois de combinar com os trabalhadores um denário por dia, mandou-os para a vinha. Tormndo a sair pela hora terceira, viu outros que estavam desocupados, e disse-lhes: "Ide, também vós para a vinha, e eu vos darei o que for justo". Eles foram. Tornando a sair pela sexta hora e pela hora nona, fez a mesma coisa. Saindo pela hora undécima, encontrou outros que ali estavam e disse-lhes: "Porque ficais aí o dia inteiro desocupados? Responderam: "Porque ninguém nos contratou". Disse-lhes: "Ide, também vós, para a vinha". Chegada a tarde, disse o dono da vinha ao seu administrador: "Chama o trabalhador e paga-lhes o salário começando pelos últimos até aos primeiros. Vindo os da hora undécima, receberam um denário cada um. E vindo os primeiros, pensaram que receberiam mais, mas receberam um denário cada um também eles. Ao receber, murmuravam contra o pai de família, dizendo: Estes últimos fizeram uma hora só e tu os igualastes a nós, que suportamos o peso do dia e o calor do sol" Ele então disse a um deles: "Amigo, não fui injusto contigo. Não combinaste um denário? Toma o que é teu e vai. Eu quero dar a este último o mesmo que a ti. Não tenho o direito de fazer o que eu quero com o que é meu? Ou o teu olho é mau porque eu sou bom? Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos".

Mt 20, 1-16

Sem comentários: