sábado, junho 10, 2006

Anjos, Mensageiros e Protectores

Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima recorda os anjos, mensageiros e protectores

.
Teve início há minutos, no Santuário de Fátima, a celebração Eucarística da Peregrinação Nacional das Crianças, presidida pelo Administrador Apostólico da Diocese de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva.
A peregrinação das crianças marca visualmente a diferença em relação a outras grandes celebrações. A presença de milhares de peregrinos a usarem camisolas, bonés e fitas de cores vivas, com mensagem que apelam à paz e a oração não é novidade no Santuário, contudo, a diferença, a 9 e 10 de Junho de cada ano, está em que nestes dias os peregrinos são crianças e jovens.

Desde ontem, dia 9 de Junho, que o Altar do Recinto está escondido por um painel gigante com o símbolo e o tema da peregrinação deste ano em que se celebra o 90.º aniversário da aparição do Anjo em Fátima – Não temais, sou o anjo da paz. A ilustração do painel, que mostra um anjo com as asas aberta sem sinal de protecção, é da autoria de Emília Nadal, artista e presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes.

Na colunata do lado norte uma faixa horizontal branca inicia a oração que é terminada em outra faixa igual colocada na colunata sul “Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-vos”.

Duas outras faixas colocadas também em ambas as colunatas do Recinto do Santuário têm inscrito, no sentido vertical “Eu sou o anjo da guarda”, “O anjo de Portugal”.

Na noite de ontem, o Recinto do Santuário de Fátima mostrava esta particularidade da peregrinação das Crianças. Grandes grupos de meninos e meninas entraram no Santuário acompanhados pelos seus catequistas e educadores. Juntaram-se a eles outros grupos de crianças acompanhados de seus pais e também outros grupos de peregrinos adultos em peregrinação a Fátima.

Após a explicação do tema da peregrinação, as crianças foram convidadas a oferecer a flor que traziam para entregar Nossa Senhora em primeiro lugar ao amigo que se encontrava ao seu lado. Depois as flores foram recolhidas em açafates e levadas até junto da Imagem de Nossa Senhora, na Capelinha.

“Sabem que os anjos estão junto de Deus para colaborarem com Ele, cantam a sua glória, adoram-No, são seus mensageiros e guardam-nos a nós. Deus gosta tanto de nós que nos deu a cada um ano para nos guardar, para nos proteger, para nos guiar nos caminhos, para nos ajudar a ser felizes”, explicou o P. José Baptista, director do Serviço de Pastoral Litúrgica do Santuário.

Iniciada a oração do Rosário, foram recordados os momentos da vida da Sagrada família em que os anjos intervieram para anunciar a boa nova, como mensageiros de Deus. Dois ecrãs gigantes, colocados detrás da Capelinha das Aparições ilustravam cada momento de reflexão e de oração com imagens de anjos.

No final do terceiro mistério as crianças foram convidadas a seguir em procissão a Imagem da Virgem Peregrina de Nossa Senhora, que foi levada da Capelinha em direcção ao altar montado no Recinto, e a sentarem-se na escadaria.

A luz, símbolo de Cristo, marcou o momento seguinte. As crianças levantaram as velas acesas, o Santíssimo Sacramento foi trazido, descendo a escadaria, ladeado por archotes de luz levados por crianças, e uma luz forte incidiu sobre a custódia.

Assim que terminou a oração do Rosário, no Altar da peregrinação, um grupo de crianças do Colégio do Sagrado Coração de Maria apresentou uma encenação com a representação das três aparições do Anjo em Fátima a Francisco, Jacinta e Lúcia. Seguiu-se depois o tempo de adoração ao Santíssimo Sacramento, em ambiente de recolhimento, apenas com a repetição pela assembleia das orações.
.

Leopoldina Simões

10/06/2006

Santuário de Fátima

Copyright© Agência Ecclesia

Sem comentários: