quinta-feira, abril 23, 2009

Fãs de beato Nuno Álvares partem para o Vaticano



por RITA CARVALHO


Seis amigos, dos 18 aos 26, entre eles o jovem capelão da Universidade Católica, de Lisboa partiram ontem para o Vaticano, onde vão assistir à canonização de Nuno Álvares Pereira, no domingo.

"É um exemplo de vida, daquilo que todos nós ansiamos ser: um santo", disse ao DN, Duarte Jesus, 18 anos, estudante de gestão. Já o capelão Hugo Santos acrescentou que não queria perder a oportunidade, visto que "a última canonização de um português foi em Outubro de 1976, a Santa Beatriz da Silva" . O amigo Marcos Martins, licenciado em Filosofia de 26 anos, explica, por seu lado, o que o leva ao Vaticano é a coragem de vida demonstrada por Nuno Álvares Pereira: "Vamos pela canonização de mais um santo português e pelo exemplo de vida que ele nos deu. Largou tudo e dedicou-se à religião".

Mas Carlos Baptista, que ontem estava no aeroporto da Portela com os cinco amigos para apanhar o voo de Lisboa para Roma, admite que também gosta da festa; " O convívio é outro motivo", diz este açoriano de 22 anos e estudante de gestão em Lisboa.

Estes seis amigos são dos primeiros a partir para Roma, onde segundo se espera que cheguem mais de mil portugueses nos próximos dias para canonização do português, presidida pelo Papa.

Além dos bispos, políticos, militares da comitiva oficial (ver caixa) vão também escuteiros ou simples católicos, que não querem perder a cerimónia. Aliás, o evento levou algumas agências a organizar programas específicos.

É o caso da agência Profissional Team, que conta levar a Roma mais de 50 pessoas. Umas já seguiram, outras, que partem da paróquia da Encarnação de Lisboa, deverão fazê-lo amanhã de madrugada.

O programa inclui além da cerimónia de canonização, uma visita guiada à cidade, nomeadamente à basílica de São Paulo, onde haverá uma celebração presidida pelo cardeal Patriarca de Lisboa. Meia centena de peregrinos irão também a Roma com a agência "O Peregrino". Aqui, uma viagem de três dias, com direito a estadia no Hotel Michelangelo, rondará os 780 euros.

Com a agência Quinto Império viajará D. Duarte Nuno de Bragança e mais algumas pessoas ligadas à causa monárquica portuguesa. "Somos uma agência que organiza viagens históricas e culturais, por isso vamos levar a Roma cerca de 50 pessoas", disse ao DN Otto Czernin, responsável da empresa.

D. Duarte de Bragança - descendente de D. Nuno Álvares Pereira - deverá viajar para o Vaticano na sexta-feira e será uma das figuras de destaque na cerimónia de canonização.

Muitos outros peregrinos viajarão na peregrinação organizada pela Ordem do Carmo, à qual pertenceu o beato Nuno no fim da vida. Esta peregrinação é organizada em conjunto com o patriarcado de Lisboa. Com saídas da capital e do Porto, as viagens são diversificadas: de três ou cinco dias, ou ainda com mais de uma semana e direito a um circuito italiano. A viagem mais cara, de oito dias, ronda os 1500 euros.

Mais de duas centenas de escuteiros católicos irão também marcar presença em Roma.

Para isso, o Corpo Nacional de Escutas, do qual Nuno Álvares Pereira é o patrono nacional, decidiu fretar um avião para o efeito. "Vão de Braga, Barcelos, Guimarães, Beja, Lisboa, etc. E vão pessoas desde os seis aos 70 anos", afirmou ao DN Olga Cunha, a responsável que que está a organizar a delegação escutista a Roma.

DN, hoje

Sem comentários: